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quinta-feira, 12 de abril de 2012

Niterói x Bicicletas

Falta educação! 

Não se espante se ao olhar para o lado ver um brasileiro nato cometendo brasileirice. Brasileirice, são aquelas atitudes que só brasileiros cometem, tipo: Furar fila, malocar o que é dos outros, parar em vaga proibida, parar com o carro sobre a faixa de pedestre e por aí vai.
Não é preconceito até porque sou também um brasileiro, é apenas a pura verdade.

A falta de educação infelizmente é comum em muitas cidades do Brasil, isso acarreta no não funcionamento correto de um sistema por exemplo de transporte eficiente.


Comecei o texto com essa critica pois o que irei dizer é um resultado dessa cultura brasileira que não larga do nosso pé.

 No post anterior falamos sobre cidades como Amsterdam e Bogotá, o uso dos espaços públicos e a bicicleta como meio de transporte. Hoje falarei sobre minha cidade, Niterói a cidade com o maior número de Classe A em proporção do Brasil e que já esteve no ranking de "a 4° cidade com melhor qualidade de vida do Brasil".
 Bom, tendo em vista um curriculum desses iremos todos acreditar que esta cidade sim é um exemplo para o pais, pois não, ela não é um exemplo, vejamos. Vimos que nessas cidades o governo não apenas disse que andar de bicicleta faz bem e que as pessoas precisam se socializar mais, precisavam entender que qualidade de vida não é andar num carro fechado excluindo todos os outros fatores, mas sim estudaram um método e chegaram a um resultado que precisavam fazer a cidade para as pessoas e não para os carros, assim facilitando qualquer acesso para pessoas mesmo que de bicicletas e distanciando ainda mais o acesso por carros, em Amsterdam os carros passam por fora da cidade não podendo percorrer por dentro do centro.
A diminuição de número de vagas é uma ótima iniciativa para as pessoas deixarem de usa-los. O que é preciso é não atender o crescimento do uso do automóvel.

 Diminuir vagas para carros e fechar ruas seria considerado loucura, mas pode ser a solução. Não basta pensarmos sempre em abrir ruas, dar mais espaço para carros, precisamos pisar no freio e estudar se essa é a melhor solução. Em Bogotá, Colômbia, o prefeito decidiu priorizar os espaços públicos para pessoas fazendo exatamente como citei acima, fechou ruas as transformando em ciclovias e passeios, o uso da bicicleta aumentou e a qualidade de vida melhorou.

 Mas em Niterói? Funcionaria?
 O então atual prefeito Jorge Roberto Silveira, contratou uma empresa para que fizesse uma "pesquisa" e um "estudo" de viabilização das CICLO FAIXAS em Niterói, logo depois de um tempo essas foram implantadas em alguns trechos da cidade, em algumas ruas apenas a indicação visual de que o espaço é destinado a ciclista já em outras há mesmo uma faixa com sinalização de "olho de gato".
Uma boa iniciativa até o ponto em que entendemos que além de implantar é preciso educar, conscientizar e punir. Tratar carros como prioridade e separar um "canto" para o ciclista não é solução, é preciso criar uma politica com base em estudos e comportamentos sociais, numa cidade que se entope cada vez mais com carros e edifícios o governo não pode se esconder com obras de campanha é preciso criar soluções para não entrar em colapso.
É preciso priorizar as pessoas, Niterói na região baixa tem um percurso médio a pé de um rio de 2km, isso é do centro da cidade até outros bairros vizinhos como, Icaraí, Fonseca, Santa Rosa, São Lourenço o cidadão andaria até 2km, isso é uma ótima característica para um sistema de transporte de bicicleta. Primeiramente é preciso que as pessoas junto ao governo se conscientize e respeite o ciclista para que esse sistema funcione, é preciso o entendimento das pessoas que a utilização desse veículo é mais saudável a saúde e a cidade.

Numa região como o Rio de Janeiro é sustentada a ideia de que ao usar esse tipo de transporte a pessoa se suje, sue e chega no seu destino em condições inapresentáveis.
Por isso defendo que o modelo de bicicleta elétrica deva ser incentivado principalmente na diminuição do preço, pois acaba não sendo vantagem para o usuário.


Não incentivar o uso de bicicletas em uma cidade como Niterói é uma atitude ignorante.
A reportagem acima conta casos de pessoas que tiveram seus veículos presos numa operação da Polícia por não possuírem carteira ACC que permite a condução de Veículos Ciclomotores.
Precisamos entender a diferença entre uma Bicicleta Elétrica e uma Scooter Elétrica.



Organizar um movimento popular da insegurança no trânsito contra os ciclistas e o apoio e incentivo do uso da bicicleta pelos cidadãos?
Exigir estacionamentos para bicicletas em setores públicos e comerciais?







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