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segunda-feira, 9 de abril de 2012

Bicicleta deixou de ser utilitário de passeio ?

Coletivizar o Espaço Público quer dizer criar oportunidade para todos usarem aquele determinado espaço, acredito e rezo para que "aquele" se torne "todos".
Uma cidade em que todos os cidadãos, digo todos sem exceção consiga ir e vir a qualquer canto sem obstáculos ou depredações que impossibilite seu passeio, que utilizem espaços públicos de maneira diversificada de forma coletiva interagindo socialmente.
Hábitos hoje raros e quando visto julgados por esta sociedade separatista, vivemos de forma cada vez mais estranha nos separamos em caixas de metal e marcas que nos escondem, achamos que o "moderno" e o "chique" é viver no egoísmo.
Não irei fugir do foco deste post.
Bom quero falar sobre alternativas de transporte e seus usos, no caso a Bicicleta. Vamos ao objetivo.

Cidades como Amsterdam (Holanda) e Bogotá (Colômbia) viram na bicicleta uma alternativa para diminuir o problema de trânsito na cidade, o uso do automóvel para pequenas distâncias deixam um nó na cidade causando transtorno ao meio.
Um problema não só em questão de trânsito, mas social, tendo em vista que o uso individual do automóvel separa as pessoas e diminui o contato entre elas, a cidade passa a ser vivida pelos automóveis.
E não é para o automóvel que a cidade é feita e construída, são para pessoas, seres humanos e por isso o governo destas cidades suaram para conseguir que este veículo de passeio se transformasse no principal meio de transporte.

Amsterdam, umas das principais ações que levaram a diminuição do uso do automóvel foi ter priorizado o acesso por bicicletas e distanciando quem utiliza o automóvel, sendo assim as vias permitidas para carro passam por fora rodeando o centro urbano enquanto as ciclovias vão direto a cidade. As vagas para automóveis também foram diminuídas e criados novos estacionamentos para bicicletas, assim o sujeito encontra mais vantagem em sair de casa pedalando.
Nas escolas as crianças aprendem os sinais e como se comportar no trânsito quando estiver usando uma bicicleta.
O governo de Amsterdam conseguiu criar uma nova maneira de enxergar e usar a bicicleta, não só um meio de transporte e passeio, mas uma forma de ter contatos diretos com pessoas e usar a cidade de maneira vivenciada.

Na segunda parte desse post irei tratar sobre Niterói e suas ações no uso de bicicletas, já que é uma cidade que passa pelo crescimento do mercado imobiliário transformando-a em uma cidade caótica.

Veja nos vídeos a baixo o caso dessas duas cidades.












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