Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sujeira é pra ser varrida. Crítica é pra ser colhida!

LEIA TUDO POR FAVOR!

Num emaranhado de sujeiras e lamas que grudam e que vem lhe infectando de uma forma que faz parecer que faz parte dela.

Na verdade ainda estou pensando como contar o que aconteceu, mas acredito que talvez seja bom começar com uma pergunta.

Até aonde somos nós e podemos ser nós? Sem que ao ser nós mesmos não impliquemos de quererem que sejamos outro alguém?
Complicado explicar, mas entenderemos ao longo dessa conversa.
O mundo evolui a cada dia, ou seja, ele passa por processos de evolução a cada dia e nós estamos incluídos nesse processo, sofremos essa evolução a cada dia, todos nós! Nossas crianças, avós, bisavós... Todos estão incluídos até mesmo tribos de índios, que na maioria das vezes achamos que escaparam dessa (infelizmente não).Com essa evolução o mundo ganhou e perdeu e continua ganhando e perdendo, um exemplo perfeito disso é: O sistema capitalista. Ganhamos esse sistema que abriu muitas portas de exportação e importação, emprego, “melhor qualidade de vida”, mas também perdemos com ele. O que? Desigualdade social, Poluição, destruição do Meio Ambiente para crescimento do sistema, corrupção, construção de um caráter humano sujo e ambicioso que idolatra o dinheiro, que passa por cima de leis e regras até mesmo de pessoas para conseguir o que quer.
Isso tudo e muito mais são fruto do capitalismo e esse mesmo sistema que constrói esse caráter para querer sempre mais e mais dinheiro faz com que pessoas usem e enganem outras pessoas.
Tudo isso que escrevi é pra fazer com que você veja um pouco no que vivemos e como vivemos, mas quero direcionar o foco dessa conversa para a Instituição de Ensino na qual curso a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, a UNIPLI.
Recentemente fui reprovado por uma professora na Matéria de PAV, que pra mim com tudo o que foi apresentado e desenvolvido foi uma injustiça, enfim entrei com pedido de revisão de nota e ainda não tive nenhuma resposta, o caso já foi pra Reitoria, inclusive essa mesma professora vem recebendo reclamações há anos e a faculdade não tomou nenhuma providência, além de relatar como aluno, várias faltas de serviço da faculdade para com o aluno.
No dia 13 de agosto eu usei meu Twitter para relatar um pouco dessa insatisfação e tuitei a seguinte frase:
como pode a @unipli ser uma faculdade q n seleciona direito seus profissionais para q possa ter um ensino de qualidade. Mt Decepcionado!
Isso me rendeu a exclusão do programa de Bolsa Trabalho da faculdade na qual eu participava. Isso mesmo! Eu fui “demitido”, “excluído” do programa Bolsa trabalho por ter Tuitado uma crítica a faculdade na qual estudo e que tenho bolsa, ou seja, “Aqui não aceitamos que crítica nosso método de trabalho e ensino! Rala!”.

Quando fui comunicado minha primeira reação foi de surpresa pelo motivo até achei engraçado depois, pois me senti naqueles casos de jornal com o título “Até aonde vai o poder das redes de relacionamento?”.
Mas a minha visão quanto a isso é que numa instituição como essa “familiar”, “particular” não pode fazer nenhuma crítica, pois não seremos ouvidos ou se tivermos vínculos de benefícios o perderemos, um local onde não pode haver outra voz se não a deles, onde somos de certa forma obrigados a andar como querem, pois a pessoa que não tem condições financeiras de pagar uma faculdade melhor deve agüentar essa ou então não estuda.
Além de bolsista sou estudante e além de estudante sou um ser humano e que tenho todo o direito de expressão ainda mais sendo em meu espaço particular e com uma crítica relacionada diretamente ao ensino que venho recebendo. É completamente errôneo da parte da faculdade ditar que o aluno que participar do programa bolsa trabalho fique sem direito a expressão relacionada ao ambiente em que estuda seja ela na sua rede social ou não.

“Mas esta falando mal da empresa”
Se a empresa fosse boa e prestasse um serviço bom não teria do que ser criticada e mesmo sendo boa, uma crítica é sempre válida!
O Que tem haver todo o discurso de sistema capitalista com isso?
Tem haver que um sistema que visa lucros não visa uma educação adequada, uma preparação não para o mercado, mas para a vida. Sabe lá o que um jovem enfrentará ao longo do caminho de sua vida? E se esse jovem não quiser estar inserido no mercado de trabalho tradicional? E se quiser apenas construir soluções melhores para habitação ou ser um artista?
Aqui ele esta fudido! Pois somos preparados para o mercado de trabalho tradicional, um querendo engolir o outro.


Arte de campanha publicitária da UNIPLI

3 comentários:

  1. Caralho! QUe vergonha pra uma universidade agir com tamanha censura sobre um aluno que a criticou!

    Triste mano!

    ResponderExcluir
  2. É... realmente uma vergonha essa comercialização do ensino.
    As instituição de ensino estão deixando de acatar o papel de educadores e tomando o papel de comerciantes, empresários onde somente o lucro é importante!
    Uma vergonha ver que uma instituição de ensino trate seus alunos como números onde quanto mais melhor pra eles e reduzir custos, colocando professores sem condições de lecionar, sem infra-estrutura adequada, incentivo a pesquisa ciêntifica.

    Uma penaaa!

    ResponderExcluir