Páginas

terça-feira, 18 de maio de 2010

Sociedade Inimiga

No contexto da hipocrisia. Fico pensando até que ponto somos hipócritas? Sustentamos uma mentira em nós mesmos de certa forma impercebível, pois se tornou costumeira, passamos a olhar com diferença àqueles que julgamos inferior por questões de social e racial.
Uma sociedade hipócrita não seria só o problema, mas uma sociedade CEGA que não consegue enxergar que esta no mesmo “barco” daquele que julga “inferior” e ao contrário de utópico, infelizmente isto é real.

Daí sigo com o “grande” ..hahaha... NOEL ROSA! versão com Paulinho da viola... (esse negócio tabomdemais)hauhauha



FILOSOFIA - NOEL ROSA

O mundo me condena, e ninguém tem pena
Falando sempre mal do meu nome
Deixando de saber se eu vou morrer de sede
Ou se vou morrer de fome
Mas a filosofia hoje me auxilia
A viver indiferente assim
Nesta prontidão sem fim
Vou fingindo que sou rico
Pra ninguém zombar de mim
Não me incomodo que você me diga
Que a sociedade é minha inimiga
Pois cantando neste mundo
Vivo escravo do meu samba, muito embora vagabundo
Quanto a você da aristocracia
Que tem dinheiro, mas não compra alegria
Há de viver eternamente sendo escrava dessa gente
Que cultiva hipocrisia

2 comentários:

  1. Uma sociedade hipocrita, se torna uma sociedade banal, pois trata todas as outras partes sem importância. Dessa forma, podemos seguir com Durkheim, quando ele se refere a corrupção da sociedade, O homem corrompe a sociedade ou a sociedade corrompe o homem?
    Na verdade, dentro de cada homem , ha uma sociedade, corrompida, e dentro de cada sociedade , ha homens aptos a corrupção!
    Ha aqueles que estudam sobre a sociedade, ha outros que sofrem a corrupção. De todos os modos, todos nós somos participantes e cumplices de toda miseria de respeito que ha , de toda fome de educação e de toda carência de saúde.
    E assim, fazendo discursos tocantes, com toda sorte de palavras, continuamos na mesma cegueira de todos os dias....

    adorei o texto romulo, e noel, é o cara! rs

    ResponderExcluir
  2. banal?
    eu não diria banal, uma sociedade hipocrita é uma sociedade que não constói sonhos reais, constrói ilusões.
    POr mais que creiamos em que um sistema justo seria melhor pra esta sociedade, também devemos pensar se essa sociedade seria boa para esse sistema justo.
    A corrupção esta em cada homem, você se corrompe quando fura a fila do caixa, quando vÊ que o cobrador lhe deu troco a mais e não o devolve a diferença.
    Quem cria o carater somos nós em nós mesmos.
    Doque adianta uma sustentabilidade ecologica se não ha uma sustentabilidade cultural, educacional, enfim uma sustentabilidade humana?
    Hoje o ser humano é corrompido, pois ja criamos "monstros" desde de criança na qual nao tem como se defender...isso é, quando a deixamos assistir desenhos que passsam essas mensagens, novelas, MTV, etc... (fui julgador direto agora.. hahaa)

    Li esses dias no blog da garé, sobre atitudes no transito, ela contou um caso dela, e achei super interessante a observação dela em perceber que só ela tomou aquela atitude e que outros motoristas continuaram a passar, até que um percebeu e parou també, então seguiu o exemplo dela. Então acho que devemos mudar nossas atitudes e com isso servir de exemplo.

    ResponderExcluir